17 maio

Sabe aquela maior verdade sobre seu carro? É mito!

mito-e-verdade-sobre-seu-veiculo

Sabe aquela maior verdade sobre seu carro? É mito!

Todo brasileiro entende de carro. Mesmo que essa afirmação não seja inteiramente verdadeira, todo mundo adora entender e é natural que palpites e recomendações aconteçam em diferentes graus. Mas você já parou pra pensar que no meio de tanta informação, aquela maior verdade sobre o seu carro pode ser mito? É mito sim. Te juro!

A paixão por carros, não faz de ninguém um expert no assunto. Tem muita informação que pode estar em desuso, mas ainda hoje é repassada de geração em geração. Isso se dá, porque com tanta tecnologia, os carros evoluíram imensamente, mas é muito mais confortável – e pouco eficiente – acreditar no ponto de vista do seu avô, tio e pai, ou no parente metido a mecânico da família, sobre uma questão da parte elétrica, do que o que diz o manual.

 

A verdade sobre a roda não é mito

 

O que parece herança pode ser apenas desinformação, porque pensa comigo: se os veículos estão rodando por aí há 133 anos, e nesse tempo, pela própria evolução mecânica o que era quadrado virou redondo, quanta história se criou e outras tantas se perderam, gerando muito desenvolvimento progressivo e certamente muitos mitos pelo caminho.

Pra você ter uma ideia, em pleno 2019, tem gente que ainda acha que abastecer com gasolina em uma semana e na outra preferir etanol, estraga o tanque de um carro biocombustível. Ou pior, se colocar somente etanol, mas um dia escolher gasolina, porque por milagre(!) o preço está mais em conta, o carro vai estranhar, pois está viciado. Mito detectado, tá na cara! Os carros de motor flex identificam o combustível utilizado e reagem ajustando os componentes dentro da necessidade.

Só para ilustrar, quando falamos de carros biocombustíveis, é sempre bom lembrar quando é preferível usar um tipo de combustível a outro. Nossa estimada gasolina é sempre mais cara que o etanol, uma vem do petróleo, a outra da cana de açúcar; mas existe uma relação entre o preço de cada um que ajuda o motorista fazer uma melhor escolha na hora de abastecer.

.: Você deve escolher etanol se ao dividir àlcool por gasolina, a conta resultar em um número inferior a 0,70. Isso mesmo, o preço do etanol não deve ultrapassar em 70% o preço da gasolina. Guarda essa dica de economia doméstica com você!

 

O mito do carro nosso de cada dia

 

Eles são muitos, alguns até engraçados, mas a maioria popularizado.

Mitos existem em todas as esferas da sociedade e não seria diferente com os nossos veículos. Também pudera, com uma frota nacional de milhões de veículos, espalhados pelos diferentes estados, não seria difícil imaginar que história pra contar sobre o melhor funcionamento de cada carro ou moto, é o que não falta. Achismos também não.

Atire a primeira pedar quem nunca acreditou que esses mitos a seguir eram verdade. Por outro lado, muitas verdades se passaram por mitos, quem diria.

Acompanhe:

1- Empurra que pega: tudo bem que volta e meia a gente encontrava algum carro sendo empurrado, mas eles não tinham injeção eletrônica, né. O motor de carros assim, pode não aguentar o tranco. Portanto hoje, nos carros mais novos essa prática do empurrar não é recomendada. Motor que não liga significa problema. Pode ser a velha pane seca ou na pode ser bateria, mas o melhor é avaliar com ajuda de um profissional.

2 – Liga o carro 5 minutos antes de sair: mesmo no inverno e utilizando etanol como combustível, não é necessário aquecer o carro. A tecnologia favoreceu os motores e a parte eletrônica costuma ter bom desempenho mesmo no frio.

3 – Carro de um único dono é mais confiável: nem sempre. Esse mesmo único dono pode tanto ter preservado o veículo e efetuado as manutenções no tempo regular, como pode não ter conservado nada do veículo. Na hora de comprar vale um check-up geral com alguém de confiança. E na hora de vender, anunciar que o  veículo foi somente seu, pode não ser um diferencial. Capriche na descrição (verdadeira) do estado atual do carro.

4 – Carro zero não precisa de revisão: melhor não acreditar nisso. Mesmo que o carro demonstre desempenho espetacular, fazer as revisões pré programadas, de acordo com a quilometragem é essencial para a saúde do veículo.

5 – Veículo em ponto morto gasta menos: não gasta, isso é mito e pode provocar acidentes.

6 – Se o tanque de combustível tomar um tiro, o carro explode: Isso você já viu nos filmes, um tiro no tanque e boom, o carro vai pelos ares. É mito, porque para acontecer uma explosão, é preciso que haja faísca para o combustível incendiar.

7 – Usar o celular no posto de gasolina dá ruim: até um programa no canal Discovery Channel, os Caçadores de Mito, procurou desvendar essa incógnita. Mas segundo os testes, concluíram que algumas variáveis teriam que acontecer ao mesmo tempo, como em um dia de muita eletricidade, a bateria do celular produzir faísca ao mesmo tempo em que entra em contato com a bomba de combustível, ou seja tudo bem impossível de ocorrer. Mas se você não acedita, melhor prevenir.

8 – Passar de lado na lombada: Não é difícil encontrar motorista que atravessa uma lombada na diagonal para não forçar os amortecedores. Essa prática acontece, mas é mito. Passar reto numa lombada com altura devida não prejudica o veículo.

9 – Acelerar antes de desligar a chave: Se você ver o seu tio fazendo isso, avisa pra ele que é mito! Essa prática não vai ajudar na próxima partida e pode prejudicar o motor por combustível extra.

10 – Ter 30 dias para realizar o licenciamento depois do vencimento: É um super mito, fique atento. O licenciamento anual tem vencimento de acordo com o final de placa de cada, e vai de abril à dezembro. Essa tabela pode te ajudar. Se sua placa vence em maio por exemplo, você tem até o último dia do mês para regularizar o documento, e nem um dia a mais.
Veículos não licenciados correm risco de apreensão e o motorista leva 07 pontos na CHN, além da multa. Pode apostar que é verdade!

 

 

helpay.com.br

 

 

 

 

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *