04 fevereiro

3 dicas simples e geniais que farão sobrar dinheiro no fim do mês

3 dicas simples e geniais que farão sobrar dinheiro no fim do mês

Se você se interessou por esse post, certamente está pensando em como usar melhor o seu dinheiro para que sobre um pouquinho mais dele no final do mês. Certo?

 Bem, antes de tudo, eu preciso te falar uma verdade que pode doer no início, mas que fará todo sentido quando terminar de ler este artigo: Nenhuma dessas dicas surtirá efeito se você não estiver realmente disposto a abrir mão de certas coisas para ter de volta o controle dos seus gastos.

Mas calma! Isso não significa que você vai viver e trabalhar somente para pagar contas. Pelo contrário. Quando há planejamento e quando se administra bem os rendimentos, sobra – e muito – para curtir a vida do que jeito que você quiser.

Como? Neste port, listamos 3 dicas muito simples e geniais para nunca mais sobrar mês no fim do seu dinheiro.  Confira:

Como fazer sobrar dinheiro no fim do mês?

1) Coloque na ponta do lápis as despesas fixas

O primeiro (e importante) passo para quem deseja melhorar sua relação com as próprias finanças e fazer sobrar dinheiro no fim do mês é pegar um bloquinho e caneta e anotar todas as contas fixas, como: telefone, internet, água, energia etc.

Esse exercício é fundamental para que você tenha um panorama do quanto precisa disponibilizar todos os meses para se manter. Mas anote absolutamente tudo mesmo! Inclusive a taxa de manutenção que o seu banco cobra.

A partir disso fica mais fácil visualizar para onde está indo o restante do seu dinheiro. Agora, se boa parte da sua renda concentra-se nas próprias despesas, considere a possibilidade de aumentar sua receita com trabalhos por fora.

Quais são os dotes que você não utiliza dentro do seu atual trabalho? Gosta de cozinhar? É bom em vendas? Cuidados? Limpeza? Enfim. São inúmeras as possibilidades para que você possa desenvolver seus outros talentos e ainda ganhar um dinheirinho extra com isso.

2) Evite comer fora

Este é um dos principais vilões de quem pretende ter uma relação saudável com o próprio dinheiro. A facilidade dos fast-foods pode, por vezes, nos pregar peças. Comer fora é uma alternativa para quem busca algo mais fácil, rápido e prático. Toda essa comodidade, no entanto, tem um preço. Afinal, para que seu prato chegue pronto para você, muitos profissionais e serviços foram envolvidos ali.

Por isso, ainda que você tenha uma rotina puxada, tente se organizar para preparar sua própria comida. Uma boa dica é cozinhar os alimentos da semana, separar em potinhos individuais e armazenar no congelador.  Fazendo isso você mantém a praticidade, mas com um gasto muito mais baixo.

3) Compare preços e peça desconto

Nada de sair comprando o primeiro produto que vir na frente! Um dos inúmeros benefícios da internet é justamente facilitar o acesso das pessoas à informação. Por isso, use e abuse do Google!

Antes de comprar o produto que deseja, pesquise em vários sites diferentes e compare os preços. Verifique também os que oferecem algum tipo de desconto ou benefício, como frete grátis, por exemplo.

Isso também se aplica às compras e lojas físicas. Pesquise, compare e peça desconto.

Essas são algumas das principais ações para quem deseja aplicar o conceito de orçamento consciente. Você mantém suas contas em dia e ainda sobra uma graninha pra você gastar como quiser.

Gostou do artigo? A Helpay também tem dicas de como usar o cartão de crédito a seu favor.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acompanhe nossa página no Facebook

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *