14 fevereiro

Cuidados com o carro antes de pegar estrada para o carnaval

Cuidados com o carro antes de pegar estrada para o carnaval

Você já deve ter lido e ouvido muitas vezes esse tema “quais cuidados com carro devo tomar antes de pegar a estrada”? Pois bem, o tema parece batido, mas se levarmos em conta o número de acidades registrados no país podemos considerar que os brasileiros até sabem como evitar acidades, mas são poucos os que realmente colocam os cuidados em prática.

De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Brasil registrou 69,2 mil acidentes em rodovias federais somente em 2018. Destes, 5,2 mil resultaram em mortes. As causas desses acidentes são variadas. A maioria, claro, por negligência.

Deste modo, feriados como o de Carnaval, por exemplo, fazem crescer a preocupação das autoridades com o aumento dessas estatísticas. Por isso, a atenção e os cuidados devem ser redobrados neste período, antes e durante a viagem.

Para te ajudar a não esquecer de nenhum cuidado essencial com o seu veículo antes de pegar a estrada, elencamos abaixo os principais pontos que você deve se atentar para curtir a folia numa boa. Confira:

1) Revisão

Sim, não adianta fugir. Dentre os cuidados com o carro, a revisão é primordial antes de pegar estrada. E como o próprio nome já diz, o objetivo é revisar absolutamente tudo. Então, leve o veículo a um mecânico de confiança para que ele possa fazer um diagnóstico fiel do que realmente precisa ser feito.

Itens como água, troca de óleo e troca de filtro precisam estar inclusas neste processo para também garantir segurança durante a viagem.

De modo geral, as revisões devem ocorrer a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses. Então, fique atento a esses prazos, ok?

2) Direção

Inspecione também a direção, verificando se o sistema está estável e sem trepidações. A vibração do volante pode ser uma simples falta de calibragem, mas também pode indicar problemas mais complexos de suspensão, alinhamento ou balanceamento.

Por isso, jamais pegue estrada se esse problema for detectado.

3) Freios

Ahh os freios…esses, sem dúvida, precisam ser inspecionados a fundo antes de você pegar estrada. Tanto o tradicional como o de mão devem receber atenção durante a avaliação do mecânico.

Isso porque seja qualquer falha mínima no sistema de freios pode ocasionar em acidente grave. Portanto, evitar é a melhor opção.

4) Pneus e estepe

O estepe é um item indispensável, mas que só é lembrando quando precisa-se dele. E isso é um erro grave. Assim como os pneus, o estepe precisa ter boa qualidade. Afinal, nunca que se sabe e que situação ele poderá ser usado.

Além disso, certifique-se que os pneus e o estepe estejam calibrados.

5) Faróis e luzes do painel

Faróis queimados ou com defeitos são grandes causadores de multas, além de colocar a vida do motorista e dos passageiros em risco. Por isso, antes de pegar estrada verifique e teste cada um dos faróis.

Além deles, é imprescindível avaliar as luzes do painel. Isso porque ele pode indicar uma série de falhas que, sem ele, você terá mais dificuldade de detectar.

Prontinho! Seguindo esses cuidados você pode viajar tranquilo para curtir o carnaval numa boa! Quer mais dicas antes de pegar estrada para a folia? Então leia essa artigo e conheças as 10 infrações super comuns, mas quase desconhecidas

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *