24 maio

3 passos para usar o cartão de crédito a seu favor

use-o-cartao-de-credito-a-seu-favor

3 passos para usar o cartão de crédito a seu favor

O cartão de crédito pode tanto ser uma bênção ou uma maldição. Tudo depende de como você costuma se programar com ele. Que tal aprender em 3 passos como usar o cartão de crédito a seu favor?

Além de ficar atento com as taxas de juros do cartão de crédito, é preciso ter certeza de que será capaz de arcar com os valores gastos, para justamente não ser mordido por ele mais tarde.

Os juros compostos são o verdadeiro amigo da pessoa que investe, pois dobra os seus rendimentos. Do mesmo modo os juros compostos continuam agindo para quem está do outro lado, o do devedor de cartão de crédito, e nesse caso, o rombo é gigante no bolso de quem só paga o mínimo da fatura do cartão mensalmente.
Ou seja, um lembrete especial para quem usa cartão é esse: nunca pague somente o mínimo, ou se prepare para os juros que virão depois.

 

Na realidade, de quem é o crédito?

 

Poder contar com um “dinheiro” adicional na hora de fazer uma compra fora da rotina ou pagar tudo parcelado, são algumas das vantagens do cartão. Por outro lado, o crédito usado não é um dinheiro seu, é emprestado da instituição pra você por um limite de tempo. Ou seja, exige cautela.

Portanto, planejamento financeiro é mais do que necessário para assegurar o consumidor sobre o valor de suas compras feitas no cartão. Já quem não se programa, não conta com esse crédito a seu favor, pois pode estar apenas somando dividas sem nem mesmo perceber.

Estar atento ao uso do cartão no dia-a-dia, e conhecer o produto que ele é, te ajuda a enxergar para onde vai seu dinheiro ao longo do mês. Com alguns cuidados, o cartão de crédito pode ser um grande aliado da sua vida financeira.

 

Use o cartão de crédito a seu favor com esses 3 ideias:

 

1. Pontuação de crédito e tipos de cartão

A pontuação de crédito ou score como é chamado, determina que tipo de cartão você pode obter a partir do relacionamento que você apresenta com o mercado, em relação de compra e pagamento de fatura.

 

Um score pode ser ruim, médio ou alto. Quem paga o cartão em dia ou até antes do vencimento e não re-financia o total, nem paga somente o mínimo, tem mais chances de construir uma pontuação melhor ao longo do tempo.

 

Um bom score ajuda a pedir o primeiro cartão de crédito no banco ou aumentar o limite do cartão. Se você tem uma boa pontuação de crédito, normalmente pode encontrar cartões com uma taxa de juros menor ou um limite de compra maior, o que significa que você terá mais dinheiro para gastar e mais tempo para pagar. Esses cartões são mais difíceis de obter quando você não tem um bom crédito, mas contanto que esteja gastando com responsabilidade, você pode trabalhar em direção à pontuação desejada.

 

O score, também pode servir como avaliador para um empréstimo financeiro em diversas instituições.

 

Outra forma comum de se obter cartão é através de lojas de varejo, onde o cartão de loja comum e com limite baixo, pode se transformar em um bandeirado, de acordo com a evolução de compra e pagamento em dia pelo cliente. Já o cartão de crédito estudantil oferecido pelo banco, auxilia o estudante que está iniciando com pouco ou nenhum crédito.

 

2. Cuide do crédito emprestado

 

Deixar de pagar o cartão em dia é a cilada financeira mais comum da maioria dos inadimplentes de cartão.

Este é geralmente o fator que faz com que as pessoas acabem se afogando em dívidas, porque ou negligenciaram ou não foram capazes de acompanhá-lo quando começaram a ficar para trás nos pagamentos.

 

Golpes de cartão de crédito geralmente usam isso para sua vantagem, prometendo uma taxa de juros em um cartão, mas apenas por um determinado período de tempo. Quando esse limite de tempo acaba, você tem que pagar juros altos sobre as compras que fez.

 

É por isso que é tão importante encontrar um cartão com o qual você possa conviver e garantir que suas taxas sejam legítimas.

 

3. Benefícios adicionais do cartão de crédito

 

Este não deve ser seu fator mais importante para obter um cartão de crédito, pois você deve certificar-se de que ele atenda aos seus outros requisitos primeiro. Sua pontuação de crédito e taxa de juros preferencial afetará drasticamente o tipo de benefícios que você pode obter.

 

No entanto, ser capaz de obter dinheiro de volta (cash back) ou pontos de recompensa para viajar ou limites mais altos para compras mais caras, pode vir de encontro com seu estilo de vida no momento. Tudo depende do que você precisa e do quanto pode pagar por isso.

 

Por exemplo, se você viaja muito a negócios ou a lazer, pode rapidamente começar a acumular milhas no seu cartão de crédito e pontos para hotéis que você pode reservar com o cartão. Esses pontos podem ser usados ​​para obter preços com desconto em voos, embarque prioritário e várias vantagens do hotel, como Wi-Fi gratuito ou serviço de quarto, tudo porque você viaja com frequência. E não precisa ser só você que viaja. Você pode obter recompensas diferentes se tiver muitas férias ou viagens com amigos, familiares ou outras pessoas importantes também.

 

Por outro lado, recompensas de dinheiro de volta lhe permitirá ganhar dinheiro de volta com base em seus hábitos. Se você gasta muito dinheiro em restaurantes ou usa seu cartão para pagar suas contas, pode obter uma porcentagem de seus gastos de volta. Às vezes você é recompensado por gastar uma certa quantia de dinheiro em uma compra.

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *